A curiosa e peculiar experiência chamada EFEITO MANDELA

(sim, isso é um post de texto, eu faço isso as vezes)

Queria contar uma experiência muito peculiar que eu estou tendo com o famoso MANDELA EFFECT.

Mas o que é isso?

O efeito Mandela é quando você tem uma lembrança vívida da infância, com detalhes de algum acontecimento que nunca ocorreu. Você lembra perfeitamente de algo ter acontecido, outras pessoas também lembram, mas aí você vai conferir e percebe que nada daquilo era verdade.

Se chama efeito MANDELA desde que centenas de pessoas começaram a afirmar que lembram perfeitamente de ver na TV em 1980 que Nelson Mandela havia morrido. As pessoas lembram claramente da notícia de seu falecimento, funeral, e até entrevista da viúva. Como sabemos, Nelson Mandela só morreu em 2013.

Um exemplo desse efeito nos brasileiros é o famoso caso do plantão da Globo que interrompeu um episódio de Dragon Ball Z em 11 de setembro de 2001. Tem gente que diz que lembra claramente de detalhes do episódio, em que Goku finalmente viraria Super Saiyajin 3, e simplesmente cortaram o episódio pra noticiar o atentado às torres gêmeas.

Isso nunca aconteceu. DBZ passava as 11:30 da manhã na época, e o plantão naquele dia começou as 9 da manhã. Nenhum desenho passou naquele dia. Existem muitas provas de que essa é apenas uma memória falsa que os brasileiros têm.

Mas o que causa isso? Realidades paralelas? É possível…

Porém o mais certo é que a cabeça das crianças mistura acontecimentos e acaba criando memórias falsas, em que situações separadas se misturam.

Vou contar a minha experiência: aconteceu entre 1993 e 1995, eu tinha entre 6 e 8 anos e meu programa favorito na TV era o Bom Dia e Cia, que na época era apresentado pela Eliana. Na época ela tava começando na TV, era tudo muito novo. Era um programa infantil normal, passava o desenho e depois ia pro estúdio, onde ela fazia brincadeiras com o boneco MELOCOTON (um clássico).

Eu não lembro exatamente se o programa exibia mini reportagens, onde a Eliana ia pra rua falar sobre alguma coisa, mas eu lembro de um dia, de uma reportagem que ela fez nesse programa infantil, e que nunca mais saiu da minha cabeça.

É bem claro pra mim que a Eliana, que cantava OS DEDINHOS na época, fez uma reportagem em CHERNOBYL. E nem tô falando da cidade, eu tô falando DA USINA.

Eu lembro de tudo, ela caminhando por uma área aberta da usina, como se fosse uma sacada, e uma equipe atrás dela, ninguém usando nenhum tipo de proteção. Ela andando pelas ruínas da usina, falando dos perigos da radiação, depois dizendo “a gente só pode ficar aqui por no máximo 10 minutos”. As imagens são nítidas na minha cabeça, ela passeando por escombros e coisas abandonadas.

Depois, Eliana encerra a reportagem falando das consequência dos acidentes nucleares, e volta pra ela no estúdio dizendo “que coisa horrível né gente, energia nuclear é muito perigosa”. Melocoton ao fundo, chocado.

POR QUE EXIBIRIAM ALGO ASSIM NUM PROGRAMA INFANTIL? É apenas isso que eu me pergunto.

Na época eu não sabia exatamente o que era Chernobyl, eu só fui associar uma coisa a outra anos depois. Pra mim era só ela andando num lugar que teve um acidente.

Eu lembrei disso recentemente, e saí pesquisando pra ver se encontrava o vídeo… e nada. Não encontrei nenhum registro que isso tenha realmente acontecido.

Enfim, o meu propósito ao escrever isso é tirar essa dúvida na minha cabeça: ISSO REALMENTE ACONTECEU?

Alguém mais lembra disso? Será que eu misturei o jornal da manhã com programa infantil na minha cabeça e criei essa cena mirabolante?

Eu não sei, realmente não sei.

Qualquer pista sobre esse possível episódio peculiar da minha infância é bem-vindo. Se quiser compartilhar uma história parecida, fique a vontade.

👊🏽⚽

REGRAS DOS COMENTÁRIOS:
  • Para comentar é preciso ter uma conta no Disqus. Crie a sua aqui.
  • Proibido discussões políticas.
  • Proibido racismo, homofobia ou qualquer tipo de discurso de ódio.
  • Não poste muitas imagens de uma vez ou o sistema pode considerar spam.
  • Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem em nada a opinião do criador do site.
Rolar para cima